Presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales afirmou nesta sexta-feira (25) que não renunciará ao cargo, já que o beijo na jogadora Jenni Hermoso durante a comemoração pelo título da Copa do Mundo Feminina teria sido consentido. A própria atleta denunciou o selinho e pediu que o mandatário deixasse o posto.
+ Presidente da Federação Espanhola é denunciado por violência sexual
+ Governo da Espanha recrimina beijo de dirigente em atacante da seleção
"Me disseram que o melhor é que renunciasse. Tem que haver um motivo para te tirarem de um lugar. Um selinho consentido é para me tirar daqui? Quem me conhece sabe que iremos até o fim. Espero que a lei seja cumprida", disse Rubiales, em Assembleia-Geral Extraordinária da entidade nesta sexta-feira.
O evento reuniu diversos dirigentes de federações regionais do futebol espanhol e serviu para Rubiales reforçar seu mandato, que tem vigência até 2024. O assunto, porém, repercutiu mal diante das jogadoras espanholas, que se pronunciaram negativamente. É esperado que as 23 campeãs mundiais e mais 33 ex-jogadoras da seleção soltem uma nota conjunta em favor de Hermoso.
Nas redes sociais, algumas jogadores já manifestaram seu apoio à colega e contra o presidente. Veja abaixo as reações de Mapi León e Patri Guijarro, atletas do Barcelona.
No ha hecho falta pasar mucho tiempo para ver que lo que se exigía hace unos meses no era una simple pataleta. Las imágenes hablan por si solas, y creo que no hay mucho más que añadir. Es inaceptable. Por todas las mujeres, contigo @Jennihermoso
? María León (@MapiLeon16) August 25, 2023
Se acabó. Contigo @Jennihermoso
? Patri Guijarro (@Patri8Guijarro) August 25, 2023
Lamentable llegar a este punto para creer que las quejas de hace meses eran reales.