O atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, foi alvo de uma opinião de teor racista nessa última quinta-feira (15). Pedro Bravo, agente de jogadores na Espanha, disse que o camisa 20 merengue "tem que deixar de fazer macaquice". O empresário pediu desculpas horas depois, enquanto Vini Jr foi defendido por companheiros de seleção brasileira.
A opinião discriminatória de Pedro Bravo foi feita no programa El Chiringuito, que é um dos principais programas esportivos do país europeu. O empresário citou o termo de teor racista ao reprovar as comemorações de Vinícius Júnior. Bravo foi repreendido por um colega imediatamente.
"Você tem que respeitar o rival. Se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil. Aqui o que você tem que fazer é respeitar os companheiros de profissão e deixar de fazer macaquice", declarou o espanhol.
Pedro Bravo acaba de llamar mono a Vinicius.#ChiringuitoDerbi
? CHIRINGUITO SHOW (@ShowChiringuito) September 15, 2022
¿Debe seguir en el programa?
? Si
?? No pic.twitter.com/i1imkCGXjr
Poucas horas depois - ainda que o próprio perfil do programa no Twitter tenha escrito que o empresário chamou o brasileiro de "macaco" -, Pedro Bravo utilizou as redes sociais para explicar a fala. O presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores afirmou que não quis ofender o atacante e que o termo foi dito de maneira "metafórica".
"Quero esclarecer que a expressão "fazer macaquice" que utilizei mal ao analisar a dança do Vinicius na comemoração dos gols foi de maneira metafórica ("fazer idiotices"). Como minha intenção não foi ofender ninguém, peço sinceramente desculpas. Sinto muito!", escreveu Bravo.
Quiero aclarar que la expresión "hacer el mono" que he mal utilizado para calificar el baile de celebración de los goles que hace Vinicius lo hecho de manera metafórica ("hacer tonterías"). Cómo mi intención no ha sido ofender a nadie pido sinceramente perdón. Lo siento ¡!
? Pedro Bravo (@PedroBravoJ) September 16, 2022
Os últimos dias têm sido de turbulência para Vinícius Júnior. Ainda nessa última quinta (15), o meia Koke, capitão do Real Madrid, desferiu um comentário em tom de ameaça ao afirmar que pode haver confusão se Vinícius Júnior marcar gol e dançar no clássico madrilenho neste domingo (18).
Companheiros de seleção brasileira saem em defesa de Vini
Nas redes sociais, jogadores como Neymar, Raphinha, Thiago Silva e Lucas Paquetá publicaram mensagens de apoio a Vinícius Júnior. Um dos líderes da seleção brasileira, o experiente zagueiro escreveu para o jovem atacante "não permitir que ninguém tire sua felicidade".
BAILA VINI JR @vinijr
? Neymar Jr (@neymarjr) September 16, 2022
