O adestrador de águias Juan Bernabè, que foi demitido da Lazio após ser filmado fazendo gestos fascistas à torcida, admitiu ser admirador de Mussolini.
"É verdade, eu gritei Duce (líder máximo) e não irei negar isso, porque admiro Mussolini". Ele fez grandes coisas pela Itália, assim como Francisco Franco fez pela Espanha. Admiro os dois e tenho orgulho disso", declarou Bernabè, em entrevista ao jornal Il Messaggero.
"Não entendo por que todo esse caos surgiu. A Lazio não tem nada a ver com isso, então isso é muito decepcionante, mas eu apoio o partido Vox (de extrema direita na Espanha), assim como muitos dos meus amigos do futebol, e tenho orgulho disso", acrescentou.
Bernabè é espanhol. O adestrador afirmou que não sabia que era proibido, na Itália, reproduzir gestos que façam referência ao fascismo. "Eu não sabia que esse tipo de gesto era proibido no país de vocês, senão, eu não teria feito. Não queria criar problemas para a Lazio".
Setores do futebol italiano ainda têm fortes ligações com a extrema direita. Os adeptos da torcida "Irreducibili", da própria Lazio, são conhecidos por gestos fascistas.