Publicidade
SBT Sports

Olimpíadas de Tóquio: tudo sobre os jogos e atualizações do dia

SBT Sports mostra as principais disputas, as medalhas conquistadas pelo Brasil e os recordes quebrados nos Jogos Olímpicos realizados no Japão

Olimpíadas de Tóquio: tudo sobre os jogos e atualizações do dia
O mascote dos Jogos Olímpicos de Tóquio

08/08/2021 às 13:00 • Atualizado 08/12/2023 às 17:54

Publicidade

As Olimpíadas de Tóquio vão ser disputadas até o dia 8 de agosto, data da cerimônia de encerramento. Abaixo, o SBT Sports mostra os principais acontecimentos do maior evento esportivo do planeta, com foco nos brasileiros nas competições nos Jogos Olímpicos.

  • Dia 19 (8 de agosto)

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

Os Jogos Olímpicos de Tóquio terminaram neste domingo (8) com a tradicional cerimônia de encerramento, passando o bastão para Paris-2024. Durante o desfile, a medalhista Rebeca Andrade foi porta-bandeira do Brasil.

MELHOR PARTICIPAÇÃO DA HISTÓRIA

O esporte brasileiro teve nas Olimpíadas de Tóquio a melhor participação da história no maior evento esportivo do planeta. Com 21 medalhas, o Brasil ficou na 12ª colocação do ranking dos Jogos de Tóquio.

Vôlei - Feminino

O Brasil foi derrotado pelos Estados Unidos na decisão do vôlei feminino. O time de José Roberto Guimarães caiu para as estadunidenses por 3 sets a 0. 

Boxe - feminino

Beatriz Ferreira encerrou as Olimpíadas de Tóquio com a medalha de prata. A boxeadora perdeu a decisão da categoria para a irlandesa Kellie Harrington.

Maratona - masculino

Três brasileiros participaram da prova de 42km. Daniel do Nascimento e Daniel Chaves acabaram parando no meio da disputa. Nascimento chegou a líderar a prova, mas passou mal durante a corrida. O fundista foi valente, tentou voltar, e desistiu de vez na sequência. Terceiro brasileiro na maratona, Paula Roberto de Paula terminou a prova na 69º posição.

Quem ficou com a medalha de ouro foi o queniano Eliud Kipchoge. O atleta se tornou o terceiro na história das Olimpíadas a conquistar a maratona por duas vezes - Kipchoge foi o vencedor da prova nos Jogos do Rio, em 2016. Abdi Nageeye (prata), da Holanda/Países Baixos, e Bashir Abdi (bronze), da Bélgica, completaram o pódio. 

  • DIA 18 (7 de agosto)

BICAMPEÃO OLÍMPICO!

O Brasil é bicampeão olímpico no futebol masculino. A Canarinho bateu a Espanha por 2 a 1, com gols de Matheus Cunha e Malcom, e confirmou mais uma medalha de ouro para o esporte brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio.

Com o lugar mais alto do pódio no futebol, o Brasil conquistou três medalhas de ouro em um único dia dos Jogos Olímpicos, um efeito histórico e inédito para o esporte do país.

NOCAUTE ÉPICO PARA O OURO!

Hebert Conceição conquistou a medalha de ouro na categoria peso médio (até 75kg) do boxe masculino. De forma épica, o baiano de 23 anos nocauteou o ucraniano Oleksandr Khyzhniak, com um cruzado de esquerda, após ter perdido os dois primeiros rounds.

ISAQUIAS QUEIROZ É OURO!

Isaquias Queiroz confirmou o favoritismo na conoagem e conquistou a medalha de ouro. Aos 27 anos, o baiano venceu a bateria final da C1 1000m com boa vantagem para os rivais. A prata ficou com o chinês Hao Liu, e o bronze com Serghei Tarnovschi, da Moldávia. Foi a quarta medalha de Isaquias, que já havia ganhado duas pratas e um bronze na Rio-2016.

Vôlei - masculino

A seleção brasileira masculina de vôlei não conseguiu conquistar o bronze. A equipe perdeu para a Argentina por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 25/20, 25/20, 17/25 e 13/15. O vôlei masculino do Brasil não ficava sem medalha desde as Olimpíadas de 2000.

Saltos ornamentais - masculino

Kawan Pereira colocou o Brasil na final na plataforma de 10m dos saltos ornamentais (masculino) pela primeira vez em Olimpíadas. O brasileiro de 19 anos ficou em décimo lugar e mostrou que é uma grande promessa para os Jogos de Paris em 2024.

Basquete - masculino

Os Estados Unidos levaram o quarto título olímpico seguido. A equipe de Kevin Durant e cia. derrotou a França por 87 a 82, em um duelo bastante equilibrado. 

  • DIA 17 (6 de agosto)

Vôlei - feminino

O Brasil está garantido na final do vôlei feminino. Com tranquilidade, a seleção venceu a Coreia do Sul por 3 sets a 0 na semifinal. A equipe do técnico José Roberto Guimarães vai enfrentar os Estados Unidos na decisão pelo ouro.

Com a confirmação da medalha no vôlei feminino, o Brasil alcançou um recorde na história das Olimpíadas. O esporte brasileiro tem 20 medalhas garantidas nos Jogos de Tóquio, uma a mais em relação ao que conquistou na Rio-16.

TANDARA É SUSPENSA POR POSSÍVEL DOPING

O Comitê Olímpico do Brasil informou que a oposta Tandara, da seleção feminina de vôlei, foi suspensa das Olimpíadas "por potencial violação de regra antidopagem". O exame que apontou a irregularidade foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema, no dia 7 de julho. 

Canoagem - masculino

Saltos ornamentais - masculino

Kawan Pereira está na semifinal da plataforma de 10m dos saltos ornamentais. O brasileiro ficou em 17º na qualificatória e garantiu a passagem de fase. A disputa da semifinal será na noite desta sexta (6), horário de Brasília.

Hipismo - masculino

A equipe brasileira está na final dos saltos da modalidade. O time do Brasil no hipismo é formado por Marlon Zanotelli, Pedro Veniss e Rodrigo Pessoa.

Marcha atlética - feminino

A brasileira Érica Sena passou perto de uma medalha na macha atlética. A pernambucana de Camaragibe recebeu uma punição a 400m do fim da prova, quando estava no terceiro lugar, e acabou na 11ª colocação. A penalização de Érica foi por realizar movimentos irregulares durante a prova. Os árbitros da modalidade são rigorosos na observação da marcha dos atletas ao longo da disputa.

ENFIM, A MEDALHA

Bronze no boxe, Abner Teixeira subiu ao pódio e recebeu a medalha. O boxeador teve que aguardar a decisão do ouro, conquistada pelo cubano Julio La Cruz - o russo Muslim ficou com a prata.

Pentatlo moderno - masculino

A brasileira Iêda Guimarães está eliminada da modalidade. A atleta sofreu uma grave queda duranta a prova de hipismo e acabou desclassificada no pentatlo moderno. Iêda ainda teve resultados ruins na esgrima e nos 200m livre na piscina. A brasileira ainda pode disputar o tiro esportivo e a corrida. 

Futebol - feminino

O Canadá conquistou a medalha de ouro no futebol feminino. As canadenses bateram a Suécia nos pênaltis, com placar de 3 a 2 - o jogo foi 1 a 1 durante 120 minutos.

Futebol - masculino

O México venceu o Japão por 3 a 1 na disputa pela medalha de bronze. Anfitriões, os japoneses ficaram de fora do pódio da modalidade. 

  • DIA 16 (5 de agosto)

BRASIL IGUALA RECORDE

Com a prata de Pedro Barros no skate park, o Brasil garantiu a 19ª medalha e igualou recorde obtido nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Nos Jogos de Tóquio, o país soma quatro ouros, quatro pratas e oito bronzes, além de ouro ou prata no futebol masculino, boxe feminino (Beatriz Ferreira) e boxe masculino (Hebert Conceição).

PEDRO BARROS É PRATA!

Aos 26 anos, Pedro Barros conseguiu uma nota 86,16 e ficou com a medalha de prata no skate park. A final ainda contou com outros dois brasileiros: Luizinho, em quarto, com 83,14 pontos, e Pedro Quintas, que terminou em oitavo lugar, com apenas 38,47. O australiano Keegan Palmer ficou com o ouro, e o americano Cory Juneau completou o pódio.

Publicidade

Últimas notícias

ver mais
Zubeldía fala sobre o primeiro ano no comando São Paulo: “A pressão emocional é grande”
Esportes - 20/04/2025 às 22:00

Zubeldía fala sobre o primeiro ano no comando São Paulo: “A pressão emocional é grande”

Treinador argentino foi anunciado há exatos 365 dias
Cuello desencanta e fala sobre vitória do Atlético-MG: "Fruto de muito trabalho"
Esportes - 20/04/2025 às 21:45

Cuello desencanta e fala sobre vitória do Atlético-MG: "Fruto de muito trabalho"

Galo bateu o Botafogo em duelo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Defesa de Bruno Henrique se pronuncia sobre acusações de fraude esportiva
Esportes - 20/04/2025 às 21:30

Defesa de Bruno Henrique se pronuncia sobre acusações de fraude esportiva

Por meio de nota, advogados do atacante disseram que ele nunca esteve envolvido em esquemas de apostas
Zubeldía cita ética em coletiva e enaltece resultado contra o Santos: "Merecíamos uma vitória assim"
Esportes - 20/04/2025 às 19:45

Zubeldía cita ética em coletiva e enaltece resultado contra o Santos: "Merecíamos uma vitória assim"

Técnico do São Paulo também lamentou a lesão de Calleri e disse que vai buscar soluções dentro do clube
Rollheiser lamenta desatenção do Santos no início do clássico: “Entramos dormindo”
Esportes - 20/04/2025 às 18:39

Rollheiser lamenta desatenção do Santos no início do clássico: “Entramos dormindo”

Gols sofridos na primeira etapa custaram a derrota
Flamengo tem desfalques importantes para a Libertadores
Esportes - 20/04/2025 às 18:15

Flamengo tem desfalques importantes para a Libertadores

Rubro-Negro entra em campo na próxima terça-feira (22), pela 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores.
Atlético-MG vence Botafogo e garante os primeira vitória no Brasileirão
Esportes - 20/04/2025 às 18:07

Atlético-MG vence Botafogo e garante os primeira vitória no Brasileirão

O único gol da partida foi marcado por Cuello
Liverpool pode ser campeão da Premier League na próxima rodada; entenda
Esportes - 20/04/2025 às 17:30

Liverpool pode ser campeão da Premier League na próxima rodada; entenda

Se bater o Tottenham, time comandado por Arne Slot garante o título no próximo domingo (27)
Com mais um gol de Ferreirinha, São Paulo vence Santos no Brasileirão
Esportes - 20/04/2025 às 17:00

Com mais um gol de Ferreirinha, São Paulo vence Santos no Brasileirão

Tricolor venceu pela primeira vez no Campeonato Brasileiro 2025
CEO do Santos diz não ter pressa por novo treinador e cogita efetivar César Sampaio: "Vamos analisar"
Esportes - 20/04/2025 às 17:00

CEO do Santos diz não ter pressa por novo treinador e cogita efetivar César Sampaio: "Vamos analisar"

Pedro Martins destacou que o Peixe tem paciência, para não cometer erros na escolha do próximo comandante
Publicidade
Publicidade