A Colômbia sabe o que precisa fazer para superar o Brasil no duelo desta quarta-feira (23), pela Copa América - a partida será transmitida ao vivo pelo SBT. Segundo Reinaldo Rueda, técnico da seleção colombiana, ter a posse da bola ao longo do confronto será importante para a equipe "neutralizar" o jogo da Canarinho. O comandante revelou a estratégia em entrevista coletiva realizada nesta terça (22).
Para Rueda, ter a bola na partida não é necessariamente uma estratégia ofensiva. O comandante da Colômbia não falou objetivamente em atacar, mas sim em impedir que o Brasil tenha posse para construir o jogo ofensivo diante dos colombianos.
"Uma das coisas que o Brasil faz bem é mexer com a bola, estar com ela. Precisamos mantê-la e, assim, vamos minimizar as possibilidades de ataque deles e reagir com ordem e inteligência, para reduzir os espaços e que eles não tenham possibilidade de gol", disse o treinador.
Um dos principais jogadores da seleção colombiana, Juan Cuadrado apresentou desgaste físico após a derrota para o Peru. Questionado sobre a situação do jogador, Reinaldo Rueda fugiu de uma resposta específica sobre o atleta e fez uma análise mais abrangente.
"Todos os jogadores estão se recuperando e hoje fizeram as avaliações médicas. Dependendo das avaliações que apresentarem... Hoje fizemos os últimos treinos e todos estavam bem. Vou resolver nas próximas horas. Temos que pensar no jogo antes de mais nada, mas ver como os jogadores se sentem", afirmou o técnico.
Uma das possibilidades para o confronto é a Reinaldo Rueda optar por uma escalação mais cautelosa, apostando em jogadores com maior capacidade defensiva. O treinador colombiano afirmou que não pensa primeiramente em defender.
"Essa é uma das possibilidades, mas não é minha primeira alternativa. Vamos buscar sempre fazer uma posição mais ofensiva. O jogo vai ser muito disputado. Acho que, antes de pensar no sistema, o conceito é a execução. Nosso plano de jogo é neutralizar o rival", completou.
Brasil e Colômbia se enfrentam na noite desta quarta (23) no estádio Nilton Santos. Com quatro pontos somados, a seleção colombiana é a segunda colocada do Grupo B da Copa América. Líder, a seleção brasileira tem seis pontos.