Clubes do Nordeste do Brasil rebateram nesta quarta-feira (2) a fala xenofóbica da diretora de responsabilidade social do Flamengo, Ângela Machado, que atacou a região depois da vitória de Lula nas eleições para presidente. Ela é casada com o presidente do clube, Rodolfo Landim. Por meio das redes sociais, o presidente do Sport, Yuri Romão, e as páginas do CSA e Sampaio Corrêa falaram em orgulho, agressão e respeito.
"Ganhamos onde produz, perdemos onde se passa férias. Bora trabalhar porque se o gado morre, o carrapato passa fome", escreveu Ângela, referindo-se à vitória de Bolsonaro em todas as outras regiões, menos no Nordeste. Ela fechou seu Instagram depois da repercussão negativa da postagem.
Na quarta, o perfil oficial do Sampaio Corrêa, do Maranhão, já rebateu o post de Ângela. "O Sampaio Corrêa repudia a declaração xenofóbica da Diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, que agrediu o povo nordestino com insultos depreciativos. O Nordeste merece respeito. Nordestinos com orgulho!".
Nesta quinta, o presidente Yuri Romão, do Sport, exaltou o orgulho nordestino. "Maior que a indelicadeza do preconceito, é o ORGULHO DE SER NORDESTINO", seguido pelo perfil do CSA, de Alagoas, que falou em agressão ao povo nordestino.
"O CSA repudia a declaração xenofóbica da Diretora de Responsabilidade Social do Flamengo. Sua fala foi uma agressão ao povo nordestino. O Nordeste merece respeito".
O CSA repudia a declaração xenofóbica da Diretora de Responsabilidade Social do Flamengo. Sua fala foi uma agressão ao povo nordestino.
? CSA (@CSAoficial) November 2, 2022
O Nordeste merece respeito.